O que é Internet das coisas: inovação que mudará o futuro

Internet das coisas - 2019 - infraprime.com

O que é Internet das coisas: inovação que mudará o futuro

Você sabe o que é Internet das coisas? Esse é um termo usado no Brasil para se referir a nova tecnologia que promete mudar vidas no futuro. Certamente, a internet das coisas está chegando em forma de inovação e tecnologia.

Sabemos que toda inovação tecnológica é pensada para beneficiar as pessoas. Portanto, neste artigo vamos mostrar algumas novidades a você, vamos falar mais sobre IoT, um tema que tem sido cada vez mais abordado no mundo inteiro!

internet das coisas: INTERNET OF THINGS

O termo Internet das coisas é conhecido no brasil e vem sendo mais abordado nos últimos dias. Porém, ele é uma tradução do termo em inglês Internet of Things, que pode ser abreviado com a sigla IoT.

Independente da utilização do termo em inglês ou português, sabe-se que IoT se refere a um novo modo de lidar com as coisas. Certamente, uma tecnologia capaz de transformar a vida e o trabalho das pessoas.

Não se trata apenas de mais uma ideia a ser posta em prática, mas sim de uma iniciativa que é fruto da transformação digital e traz grandes vantagens para o mercado.

Aliás, a verdade é que, mercadologicamente, cada objeto ao nosso redor pode ser alcançado por meio da internet. Sobretudo, a internet está criando novos fluxos para que as possam lidar com o mundo.

Afinal, o que é Internet das coisas e como é o seu funcionamento? Como essa nova tecnologia ajuda impactando positivamente sua vida e o mercado geral?

Entenda o que é Internet das coisas

Falando para você de uma forma bem didática e objetiva, posso afirmar que a Internet das coisas tem relação com a conexão entre objetos e internet.

Assim, tem a ver com todo tipo de objetos conectados com a internet, sendo acessados por qualquer pessoa a qualquer tempo.

É válido destacar que esta relação vai além de objetos como smartphones, tablets, PCs, notebooks e outros dispositivos semelhantes que habitualmente utilizamos conectados à internet.

Portanto, os objetos nesse caso irão ser utilizados e funcionarão de forma automatizada, além de haver a possibilidade de coleta de informações. Certamente, a ideia é que toda a conexão e controle de objetos seja feita online e sempre em tempo real.

O funcionamento desses objetos prossegue com o tratamento das informações recebidas com intuito de responder às perguntas e atender às necessidades do usuário.

Segundo Andy Stanford-Clark, engenheiro na IBM que é um dos idealizadores da internet das coisas, os nossos objetos como, relógios, geladeiras, carros, máquinas e Smartphone podem ser conectados através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. 

Por essa razão, a Internet das coisas é considerada uma extensão em que conecta o mundo com as pessoas. Aliás, a utilização desta tecnologia ultrapassa os costumes atuais de fazer uso de dispositivos já considerados tradicionais.

Como funciona a Internet das coisas

Agora você entende que a internet das coisas faz uso dos objetos de modo a interligá-los com as pessoas. Portanto, para que isto ocorra, existe uma conexão em rede para coletar informações e trasmití-las com agilidade..

Dessa forma, usuários, que podem ser pessoas que não entendem muito de tecnologia terão atendidas suas necessidades no momento em que mais precisam.

Para explicar o funcionamento, poderia dar vários exemplos. Escolhi falar de um que será bastante utilizado no futuro: o uso dos beacons.

Exemplo com Beacons

Existem no mercado chips conhecidos como beacons. De fato, estes ficam alojados em cases de plásticos e são capazes de rastrear números de celulares.

Por conta desses que algumas pessoas recebem aparentemente do nada ligações e mensagens com anúncios de produtos ou até promoções.

A ideia de utilizar os beacons, certamente, serve para coletar informações das pessoas e depois passá-las detalhes informacionais diversos.

Portanto, observe que dois objetos, seu smartphone e o beacon estão em conexão utilizando a internet.

Posteriormente as informações são coletadas e trocadas, tudo no intuito de induzir uma ação, que é oferecer algum produto ou serviço.

Como a Internet das coisas vai te ajudar pessoas?

internet das coisas - infraprime.com
internet das coisas

Solução para utilidades públicas

Imagine como a polícia, os bombeiros e até mesmo as ambulâncias podem fazer uso da Internet das coisas. Pense numa corrida em que a ambulância está levando alguém hospital e encontra diversos semáforos fechados.

Ademais, se os objetos estiverem conectados, é possível prever a aproximação da ambulância e, consequentemente, liberar o sinal. Entretanto, esse é só um exemplo ilustrativo, mas certamente podemos citar vários outros.

Melhorias na Diversão

A Disney aplicou há algum tempo atrás uma pulseira chamada de Magic Band. Portanto, o usuário consegue acessar os parques de forma muito mais rápida e assim personalizar os acessos.

Certamente, este é um exemplo de aplicação da Internet das coisas em experiências massivas que visam beneficiar grandes quantidades de pessoas.

Para utilização pessoal

Você enquanto pessoa física poderá fazer uso da Internet das coisas, e não apenas as empresas e as instituições públicas. Aliás, para empresários é possível usar objetos conectados para ajudar em diversas situações do cotidiano, como:

Fazer a gestão de suas despesas e receitas;

Além de automatizar seus afazeres diários, como os domésticos, adquirir produtos, contratar serviços, fazer manutenção de objetos ou situações e conversar com outras pessoas.

Além de tudo, vale lembrar que muitos aplicativos tão comuns atualmente são verdadeiros exemplos de utilização de Internet das coisas para utilização pessoal.

Conexão é tudo, conheça nossas redes sociais e receba mais novidades sobre tecnologia.

O uso da Internet das coisas para desenvolver negócios

As empresas de qualquer setor poderão ser beneficiadas com a Internet das coisas. E certamente, isso ajudará a levar vantagens para seus clientes.

Um exemplo prático é a utilização dos beacons, como citei acima. De fato, com essa tecnologia a empresa consegue divulgar seus produtos e serviços, engajar o seu público-alvo e aumentar seus lucros.

Também é possível criar um aplicativo com intuito de manter um relacionamento mais próximo com a clientela.

Futuro X Internet das coisas

Não tenho dúvidas em afirmar que o futuro está alinhado com a Internet das coisas. Certamente, usando a internet a sociedade poderá se conectar com o mundo, com objetos e as pessoas entre si.

Nesta revolução mundial de transformação digital, certamente as vertentes da sociedade mais utilizadas serão as beneficiadas.

Aliás, podemos dar exemplo da área da saúde, segurança, a geração de emprego, a educação e a diversão.

Estas áreas além de serem essenciais possuem aparato para comportar essa transformação tecnológica tão revolucionária, produtiva e beneficente.

Por fim, é interessante deixar claro que a inteligência artificial não pode ser deixada de lado quando se fala em Internet das coisas.

Espero que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre a internet das coisas (IoT). No entanto, se lhe resta alguma pergunta a fazer, queira utilizar o espaço para comentários.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.